Pe. José Henrique Weber


Pe. José Henrique Weber nasceu a 23.09.1932 na localidade do Rio do Meio, município de Anitápolis-SC.
É mais conhecido por "Pe.José Weber". Aliás, é um padre bastante conhecido no mundo da música sacra.
Filho de Samuel Henrique Weber * 09.03.1904 em Rancho Queimado - SC e Benta Mattos dos Santos
* 11.05.1905 em São Martinho/Imaruí- SC.

Certidão de batismo de Pe. José Weber Pe.José nasceu em Rio do meio/Anitápolis, batizado em 16 de outubro de 1932, tendo como padrinhos, seus tios Filomena Weber e Conrado Back. A família viveu em Anitápolis até em torno de 1942. Saíram de Anitápolis e foram em busca de dias melhores Paraná. Moraram em Laranjeiras do Sul, Jacarezinho, Joaquim Távora e Ponta Grossa onde se fixaram. Pe. José não acompanhou todas as andanças da família, pois almejava seguir o caminho religioso.

Em 1946 - José Henrique Weber entrou no Seminário da Congregação do Verbo Divino, na cidade de Ponta Grossa-PR. Estudou neste Seminário até fins de 1949.

Em 1950 - foi trasferido para o Seminário Verbo Divino na cidade de S. Paulo-SP.

Em 1959 - Ordenação de Padre na cidade de Ponta Grossa-PR. Contou com a presença de seus pais, irmãos e outros familiares. Seus pais muito se emocionaram ao receber a comunhão na primeira missa do filho Pe.José.

1959 - um mês após a Ordenação, Pe.José embarcou no navio "Júlio Césare" rumo a Roma, Itália. Foi estudar música e assumiu a função de bibliotecário no Instituto de Música no "Pontifício Instituto de Música Sacra" de Roma. Foi bibliotecário por 2 anos, como funcionário do Vaticano. Permaneceu no Vaticano por 8 anos.

Em 1967 - Foi convocado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para trabalhar na área de música no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro onde permaneceu por 11 anos.

1978 - Brasília: Trabalhou por 5 anos na capital do Brasil.

1983 - Volta a S.Paulo, onde exerceu pelo período de 2 anos, a função de Reitor do Seminário Verbo Divino, no bairro de Santo Amaro...

Depois, foi transferido para Valo Velho-SP, onde ficou por 4 anos, e participou da construção da Igreja São Francisco, na Rua Luar do Sertão.

Cidadão Honorário de Iguape - SP

Próxima localidade foi a cidade de Iguape, no litoral sul do Estado de S. Paulo, onde Pe. José Weber permaneceu por 13 anos. Trabalhou junto aos pescadores. No ano de 2003, recebeu o título de "Cidadão Honorário" da cidade de Iguape.

Em seguida, atravessou a ponte e foi para Ilha Comprida-SP, onde permaneceu até março de 2007, trabalhando na Paróquia N. Sra Estrela do Mar.

Atualmente, Pe. José Weber está vivendo na Comunidade José Freinadmetz, no "Seminário Espírito Santo", na Rua Verbo Divino, na cidade de S. Paulo-SP.
Pe. José Henrique Weber é Doutor em Música Sacra. Está se dedicando mais exclusivamente à música. Sempre compondo, dando palestras, cursos de Música Litúrgica. Entre outros: ( II Jornada de Música Litúrgica - em 06.06.2009 na Unisal - Universidade Salesiano de São Paulo).

Dia 23 de setembro 2009 - Padre José Weber
Doutor em música sacra pelo Pontifício Instituto de Música Sacra (Roma), foi assessor na CNBB durante vários anos. Compôs o hino de abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica da CNBB para o ano de 2010. Além da composição musical, Pe. Weber traduziu para o português os 4 volumes da Liturgia das Horas e atualmente trabalha na Comissão Episcopal Especial para a Tradução do Novo Missal Romano.
Fonte: http://www.saosebastiao.org.br/conteudos.php?act=ler&id=123

Suas músicas litúrgicas são cantadas de norte a sul do País. É poliglota, adora pescar, peixes e almas. Conquisata a todos com sua simplicidade e simpatia!

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) elegeu no dia 06.06.2009 o hino e o cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010. A seleção passou por várias etapas, desde a publicação do edital, com as normas do concurso nacional, até a finalização do processo com a escolha dos principais itens da CEF 2010. O hino, que leva o nome de “Jesus Cristo anunciava por primeiro”, tem como autor da letra, João Rothe Machado, e a música é do Pe. José Henrique Weber.

Gravou pela Paulus o CD "A Deus a Glória pelos séculos", com hinos inspirados nas cartas do apóstolo Paulo. Atualmente está gravando "Os salmos dos domingos e festas - Anos ABC".

2013 - Pe José Henrique Weber, acaba de lançar o livro "Introdução ao Canto Gregoriano" - Editora: Paulus.

Pouse o sensor do mouse sobre as fotos e click para ampliá-las!

Pe.José Henrique Weber Pe.José em sua Ordenação, com pais e irmãs Maria e Olivia Primeira missa de Pe. Jopsé H. Weber Pe.José Weber na Semana Santa com o Papa em Roma Pe.José Weber em pescaria no Rio Araguaia/1979 Seminário Verbo Divino-SP, Ercílio, Pe.José e Glacy Pe.José Henrique Weber no 3º Encontro Hillesheim


Alguns de seus trabalhos:
Grande Sinal – Editora Vozes, dezembro 1985:
artigo “A Música como expressão da espiritualidade”, de José Weber, pág. 733.)

Liturgia das Horas – livro de partituras, organizado pelo Pe.José Weber;

O "Estudo sobre os Cantos da Missa" (Estudos da CNBB, 12) é fruto, em grande parte, do trabalho pessoal do padre José H. Weber, svd., um dos principais músicos na renovação da música litúrgica entre nós. O trabalho passou pelo crivo do III Encontro de Coordenadores Diocesanos de Música Sacra, realizado em 1975, onde foi enriquecido com as sugestões dos participantes.
Fonte: http://www.liturgia.pro.br/doclit3.htm - visto em 12.06.09.

Abaixo, alguns links relacionados à música Sacra com referências ao Pe. José.

  1. Letras de Pe. josé Weber
  2. Romaria ao Senhor Bom Jesus
  3. Encontro de Compositores da CNBB
Genealogia do Pe. José Henrique Weber:

Familia Hillesheim - lado paterno
Família Weber - lado paterno
Família Silva Mattos - lado materno

Vídeo - 50 anos de sacerdócio

Livro de Visitas

Glacy Weber Ruiz

E-mail:
weber.ruiz@gmail.com
familia.hillesheim@gmail.com

Familia Weber | Familia Silva Mattos | Família Hillesheim | Rancho Queimado - SC | Anitápolis - SC | Lista de Sobrenomes