Reencontro Miliauskas   



Nossa familia na Lithuania - O mundo se tornou pequeno graças à internet que possibilita verdadeiros milagres. Reencontro de descendentes de imigrantes que perderam o contato a muito tempo. Petronele Miliauskaite , nascida a 06.03.1911 em Kuczkininkai/ Puńsk, Polônia, vivia em Kalvarija na Lithuania que chegou ao Brasil em maio de 1924. Havia deixado na Lituania seus irmãos Ona, Antanas, Alfonsas, Vincas e Izabele Milewski, Miliauskas (em lituano).

A familia manteve contato até o ano de 1937, com troca de cartas e fotografia. Depois perderam o contato, talvez por motivo de mudança de cidade. Petronele e família viviam em Joaquim Távora-PR e se transferiram para Londrina-PR. Não sabemos o que houve, mas sempre vimos a saudade e tristeza estampada no rosto de vovó Petronele (Petrúcia para nós) ao falar de seus queridos irmãos.

Em 2001, colocamos em nosso site de genealogia da família, fotos e cartas antigas dos parentes da Lituania recebidas por Petronele (enviadas pelos irmãos e prima que ficaram na Lithuania). E começamos uma intensa busca por informações da família na Lithuania. Participamos de Grupos de Genealogia Lituana, forum , uma infinidade de e-mails para todos que tinham o mesmo sobrenome ou com pequenas variações. Encontramos muitos Miliauskas mas os nossos, estava difícil encontrar. Meu primo Sergio Fernandes Ruiz se juntou à mim nesta insana procura.

Finalmente, Sergio encontrou uma participante do Grupo de Genealogia Lituana , Elena Kava, que gentilmente, traduziu as cartas do lituano para o inglês. Em uma das cartas havia o endereço de Vincas Miliauskas (irmão de Petronele) em Sestokai/Lithuania. Elena entrou em contato com os Miliauskas de Sestokai/Alytus/Lithuania e assim, reencontramos nossa família. A certeza que éramos parentes, veio com uma foto de Vincas Miliauskas e Izabele que estava em nosso site e, a mesma, se encontrava no álbum da família de Vincas lá na Lithuania. Um agradecimento muito especial para a Renata Vaičackaitė, neta de Vincas que foi nosso primeiro contato com a família na Lithuania e que nos colocou em contato com outros descendentes. Cartas, fotos, grupo de genealogia foi a trilogia do sucesso de nossas buscas.

Infelizmente, Petronele faleceu em 1991, não pode compartilhar conosco a alegria do reencontro. Restabelecemos os laços de família entre os parentes do Brasil e Lithuania.

Familia Miliauskas


Livro de Visitas

Glacy Weber Ruiz

E-mail:
weber.ruiz@gmail.com
familia.miliauskas@gmail.com


Familia Ruiz | José Manoel Ruiz Martinez | Familia Kupcinskas | Joaquim Távora - PR | Londrina - PR | Lista de Sobrenomes