Petronele Miliauskaité - Ruiz


Petronele Milewska (Petruska Miliauskaite ou Petrúcia) * 06.03.1911 em Kuczkininkai/ Puńsk, Comuna rural do Condado de Sejny (ou Seinai em lituano), região de Suwalki, na província de Podlaskie, Polônia, † 21.03.1991 em Londrina, Paraná, Brasil. Filha de Jakub Milewski (Jokūbas Miliauskas em lithuano) e Dominika Kupczynska ( Danuté Kupcinskas em lituano).

Jakub Milewski casou 1ª núpcias com ?, e deste primeiro casamento teve 2 filhos:

  1. Ona Miliauskaite-Stankeviciene * 1891 Polônia, † 1942 na Lithuania
  2. Antanas Miliauskas * 1894 Polônia, † 1937 Lithuania
Jakub Milewski ficou viúvo e se casou em 2ª núpcias com Dominika Kupczynska e tiveram os filhos:
  1. Vincas Miliauskas * 1907 Polônia, † 1980 Lithuania
  2. Petronele Miliauskaité * 06.03.1911 em Kuczkininkai, Punsku (Punsk), Polônia, † Londrina, Paraná, Brasil
  3. Izabelé Miliauskaité-Šabonienė * 1912 Polônia, † 1962 em Kalvarija, Marijampolis, Lithuania
  4. Alfonsas Miliauskas-Jagèla * 1914, † 1998 Lithuania
  5. Jonas Miliauskas († ainda jovem)

Variações de Nome:
Petronele Miliauskaite (em Lituano), Petronele Milewska (em polones), Petruska Milianskaite (em alguns documentos no Brasil: certidão de casamento e outros), Petronilla, Petruse (forma diminutiva de Petronele) e finalmente, mais conhecida por Petrúcia. Em seu registro de nascimento consta Petronele Milewska (versão polonesa do nome).

Observação Importante:
O local de nascimento de Petronela em 1911, ano de seu nascimento, pertencia à Lithuania, porém com as constantes guerras, em 1920 passou a pertencer para a Polônia . Na ocasião da imigração ao Brasil, a família vivia em Kalvarija/Marijampolis/Lithuania. Seus pais haviam falecido e Petronele e seus irmãos eram crianças e foram viver em Kalvarija, Lithuania com a família de um tio. Então, em seus documentos no Brasil, ela aparece como nascida em Kalvarija (como local de origem, na verdade, era onde vivia na época que imigrou ). Seu registro de nascimento é polonês, seus pais eram poloneses, ela e seus irmãos nasceram na Polônia. Era uma família polonesa que se transferiu para a Lithuania onde vivem os descendentes até hoje em diversas cidades: Sestokai/Alytus, Vilnius, Kaunas...
A cidade onde Petronele nasceu, Kuczkininkai/ Punsku fica a 20 Km da fronteira com a Lithuania e 80% da população é de lituanos. Nossa família é lituana com origens polonesas!!!

Imigração:


Petronele Miliauskaite imigrou para o Brasil com 13 anos de idade, chegando em maio de 1924.
Seus pais haviam falecido e ela e os irmãos moravam com os tios em Kalvarija, Lithuania . Não sabemos exatamente em que ano a família emigrou da Polônia para a Lithuania. A situação político-econômica era muito difícil na época e Petruska emigrou com uma família que vinha para o Brasil.

Não temos informações desta família, o que está dificultando descobrir dados sobre sua chegada. Na ocasião ela tinha 13 anos, era menor de idade e nos arquivos de imigração não se encontra nada com o nome dela, certamente consta como dependente do chefe da família com quem ela veio. Mas sem saber quem eram, se torna impossível encontrar sua chegada ao Brasil. Moraram em Joaquim Távora, norte velho do Estado do Paraná. Morou uns tempo com essa família mas não sabemos o porquê, foi morar com outra família. Família Ebert.

Clara Lintzmayer, filho e Carlos Ebert Família de Carlos Antonio Ebert * 04.09.1884 em Joinville-SC, † 04.03.1960 em Ponta Grossa-PR e Clara Lintzmayer * 07.01.1894 em Ponta Grossa - PR, † 19.12.1962. Família de origem alemã, tinham uma pensão na cidade de Joaquim Távora, que se localizava onde depois foi as Casas Pernambucanas.
A filha mais velha do casal, Helena Ebert * 07.04.1911, tinha a mesma idade de Petronele. Petronele ajudava nos serviços de casa e cuidava das crianças da família Ebert. Inclusive aprendeu falar portugues com eles. Viveu com essa família até se casar em 19.03.1928, com José Manoel Ruiz Martinez . Na habilitação para o casamento, como Petronele tinha apenas 16 anos de idade, aparece a assinatura de Carlos Ebert e Clara autorizando.
Em 1928, a família Ebert se mudou para Ponta Grossa - PR.

Família Ruiz


Petronele Milewska (Petruska Miliauskaite) casou em Joaquim Távora-PR, no dia 19.03.1928, com José Manoel Ruiz Martinez tiveram os seguintes filhos:

  1. João Ruiz * 18.04.1929 em Joaquim Távora - PR, † 09.12.1984 em Londrina - PR
  2. Isídio Ruiz * 01.09.1930 (faleceu na infancia)
  3. Ilídia Ruiz * 14.11.1931 em Joaquim Távora PR, casou com Olívio Novelli, reside
    em Londrina - PR
  4. Silvio Ruiz * 12.11.1933 em Joaquim Távora - PR, casou com Matilde Fernandes, residem em Londrina.
  5. Leony Ruiz * 12.10.1935 em Joaquim Távora-PR, casou com Manoel Isidoro da Silva.
  6. Carolina Ruiz * 18.07.1937 em Joaquim Távora-PR, casou com Pedro Morais, residem em Londrina.
  7. Célia Ruiz * 25.10.1941 em Joaquim Távora-PR, reside em Londrina.
  8. Lourival Ruiz (Neno), * 25.07.1947 em Joaquim Távora-PR, † 11.02.1979 em Londrina - PR. Era casado com Mary Vanderly Almeida * 10.11.1951.
  9. José Iokubas Ruiz (Pinduca) * 01.09.1950 em Joaquim Távora - PR, reside em Londrina-PR.

Se alguem souber desta história ou for descendente de quem a trouxe, por favor entre em contato conosco, pois para nós é muito importante resgatar a historia de nossa família!

Clic sobre as fotos para ampliá-las!

José Ruiz com Petrucia e bisnetos
Petronele, marido José e filhos João e Leony Petronele, com marido e filhos Petronele - nos anos 60 (página 35 do - Onde o bairro é a casa - IPAC/LD Petronele Miliauskaite (Petrúcia) e José Manoel Ruiz José Ruiz com Petrucia e bisnetos Rua Petruska Milianskaite Ruiz em Londrina

Em 1950, Petronele (Petruska) e famíla que residiam em Joaquim Távora - PR, mudaram para Londrina e foram morar na Vila Casoni, bairro próximo ao centro da cidade. Foram um dos primeiros habitantes do bairro. Petronele viveu na vila Casoni até seu falecimento a 21 de março de 1991.
Rua Petruska Milianskaite Ruiz - Em 1997, recebeu uma homenagem da Prefeitura de Londrina -PR, na qual foi nomeda a Rua Petruska Milianskaite Ruiz, atravéz da lei nº 6.786/96 de autoria do Vereador Deolino Basseto. As Ruas, Praças, Avenidas nomeadas eram homenagem à pioneiros de Londrina. Também receberam nome de Rua, José Manoel Ruiz (seu marido) e João Ruiz (seu filho). Estas Ruas estão localizadas no Jardim Residencial Itamaraty.

Reencontro Miliauskas


Depois de quase 80 anos da imigração de Petronele ao Brasil e perda total de contato com a família que ficou na Lithuania e de exaustiva procura via internet, encontramos a família. Descendentes dos irmãos de Petronele. Vivem em Sestokai/Alytaus/Lithuania, bem próximo a Kalvarija, outros em Kaunas, Vilnius e alguns na Inglaterra. Esse reencontro só foi possível graças às cartas recebidas e guardadas por Petronele onde havia um antigo endereço da família e com a troca de informações em Foruns, foi possível localizar um descendente. Vejam os detalhes em: Reencontro Miliauskas

Saiba mais:


Lithuania/Suwalki - mapa
Punsk
Familia Ruiz (Brasil) - de Petronele Miliauskaite.

Livro de Visitas

Glacy Weber Ruiz

E-mail:
weber.ruiz@gmail.com
familia.miliauskas@gmail.com

Família Ruiz | Família Miliauskas | Joaquim Távora - PR | Lista de Sobrenomes | Lithuania | Londrina - PR