Origem Hillesheim


Mapa da Região do Eifel - onde se encontra a cidade de Hillesheim A origem do sobrenome Hillesheim se encontra na região do Eifel, Rheinland-Pfalz, na Alemanha.
O sobrenome é uma combinação da palavra HILLES + Heim. Hilles vem de Hildin , que significa combatente, guerreiro, lutador e Heim, lugar onde vive. Lugar onde Hildin vive.

O mais antigo Hillesheim documentado foi Tilkin Von Hillesheim. Seria o antepassado de todos os Hillesheim? Acredita-se que ele seja o primeiro Hillesheim do mundo, o pai das família Hillesheim da região do Eifel, de Colônia, Koblenz, Andernach, Briedel e dos que emigraram para os EUA e Brasil. Nosso antepassado Mathias Joseph Hillesheim nascido em Briedel imigrou em 1847 para o Brasil e nos EUA também há muitos sobrenomes Hillesheim, emigrados nos anos de 1855-89.
Em documento datado 10.08.1306 confirma a existencia de Johann von Wiesbaum (Reifferscheid)irmão de Tilkin e faz referência ao castelo e a localidade de Hillesheim era um feudo do Conde Henry de Luxemburgo. Tilkin, anteriormente se chamava Tilkin v. Weseme (Wiesbaum).
Tilkin e sua esposa Mathilde Metta Von Hillesheim compraram a aldeia Dalheim e seus acessórios, exceto um moinho, no ano de 1.318. ( Eiflia Illustrata, capítulo 1, vol. 1, pág 463) de Freedrich Von Dollendorf.. No ano de 1339, Tilkin compra o moinho também.
Tilkin Von Hillesheim era o senhor do Castelo Hillesheim, no Eifel. O Castelo foi destruído pelas tropas de Napoleão em 1794... hoje só resta partes da muralha de Hillesheim. O Castelo foi construído no século 13. Não se sabe quantos descendentes Tilkin teve. Se menciona 40 anos depois, Johann Von Hillesheim e Joris (George) Von Hillesheim que tem as mesmas raízes, e compraram um estado chamado Steinhaus em 1.383.
Joris e várias gerações de Hillesheim foram comandantes e membros do Jurado da Cidade Hillesheim. no Eifel, até o ano de 1.500.
Em 1353 - Tilkin recebeu uma homenagem de todo o seu povo e todos os cidadãos da cidade Hillesheim, e do Arcebispo de Trier.
Wilhelm Von Hillesheim (provavelmente neto de Tilkin) e sua esposa Veronika Von Kottenheim separaram os irmãos e primos pela região do Eifel, e isso continuou até 1600. Parte dos Hillesheim foram para Kaltenborn (abaixo da Colina "Hohe Acht", para Münstereifel, Briedel no Mosel, e outros ficaram na cidade de Hillesheim mesmo.
O filho mais jovem de Wilhelm Von Hillesheim, chamado de Mayen, foi para Andernach em 1478.
Em Andernach - o neto de Wilhelm, Ludwig Von Hillesheim, era sacerdote e comandante jurado por mais de 30 anos e era também escritor (tem livros seus em bibliotecas alemãs). Ele tinha um irmão advogado e outro, mais jovem era senorío em Boppard.
Um ramo da família foi para o Báltico por volta de 1.550 e se extinguiu ao redor de 1.800. Eram os Von Merscheid-Hüllessem.
Em Kettig - o 1º Hillesheim foi Peter Hillesheim , mencionado em documento de 1.594. Há um "Livro de Família Hillesheim" em Kettig, onde foram copiados velhos registros das igrejas. A lista de todos os nascimentos, casamentos e óbitos registrados em Kettig até o ano de 1.800. (Kettig fica perto de Weissenthurm ).
Um original do ano 1356 (Landeshauptarchiv Koblenz C/517) C/517) descreve como este Tilkin von Hillesheim e seus filhos vivendo em Bürgern der Stadt Hillesheim. E que após tantas guerras, alguns foram para a região do Trier. A cidade de Hillesheim passou por muitas invasões, guerras, peste... até 1713, quando recuperou lentamente do terrível impacto de acontecimentos históricos anteriores. A paz reinou até a Revolução Francesa, em 1789. Começou uma nova era de ansiedade para Hillesheim. As tropas francesas revolucionária contra a Áustria e a Prússia causava destruições e a região de Trier foi fortemente abalada. E Hillesheim destruida. Os feudos e servidão foram extintos. O direito de propriedade foi modificado. O clero e a nobreza perderam o seu poder.
1804 - A era de Napoleão. Criação do Código Civil, nova legislação e normas administrativas. Novos tempos! A cidade de Hillesheim, um legado de Tilkin Von Hillesheim, foi aos poucos crescendo.

Fontes:

Tilkin - documento
referencia ao ano de 1.356 É um documento dirigido ao Sr. Boemund, Arcebispo Trier, fazendo um acordo pós guerra entre cidadões da cidade de Hillesheim e Tilken von Hillesheim e filhos, pedindo que prisioneiros fossem soltos e se comprometendo não vingança pelos mortos na guerra.
História da antiga Hillesheim

Variações do Sobrenome:

Hülsheim, Hilsheim, Hillersheim, Hilesheim, Hüllessen, Hillesheim, Hilnsheim, Hilsheim, Hilgheim, Hillersheim, Hilesheym, Hillsheim.


Hillesheim - Cidade onde surgiu o sobrenome Hillesheim...

Distribuição do Sobrenome Hillesheim no território Alemão .

Livro de Visitas

Glacy Weber Ruiz

E-mail:
genealogia@weber-ruiz.com
familia.hillesheim@gmail.com



Família Weber  |  Família Mattos  |  Família Hillesheim  |   Família Richartz  |  Origem dos Sobrenomes  |  Fotos da Família  |  Descendentes Hillesheim