Antonio Carlos - SC

 

Dados do Município:

A População Total do Município = 6.434 de habitantes ( Censo Demográfico do IBGE em 2000 ).
Sua Área é de 229,12 km²
Ano de Instalação: 1963
Clima:- Temperado, temperatura média entre 10ºC e 30ºC
Microrregião: Grande Florianópolis, distante 30km da capital.
Mesorregião: Antônio Carlos
Altitude da Sede: 30 m acima do nível do mar
Comunidades de Antonio Carlos:- Louro, Rachadel, Santa Maria, Egito, Vila Doze
Gentílico: antônio-carlense.
CEP : 88180 - 000
DDD: (48)
Colonização:- Portuguesa (Açorianos), alemã e italiana. Recebeu também imigrantes belgas, luxemburgueses, italianos, ingleses. A predominância é de descendentes de origem alemã, provenientes das colônias vizinhas de São Pedro de Alcântara, Santa Isabel, Piedade e Leopoldina.


Pouse o sensor do mouse sobre as fotos para ler as legendas... e clic para ampliá-las!

Capela do Louro - Antonio Carlos - SC Capela do Louro em Antonio Carlos - SC em 1902, comunidade reunida... Antonio Carlos - SC (cedida por Ari João Martendal Mapa de Antonio Carlos - SC (Googlemaps) Placa com Sobrenomes de Imigrantes alemães, do Husnsrück e arredores que colonizaram Antonio Carlos-SC (Publicada por Renato Weber)

As fotos antigas da Capela do Louro estão nas páginas 325 e 326 do livro "Alto Biguaçu" de Raulino Reitz
e foto atual de Antonio Carlos - SC.


Limites territoriais:

ao norte: São João Batista
ao sul: São Pedro de Alcântara
a leste: Biguaçu
a oeste: Major Gercino, Angelina

Mapa Interativo de S. Catarina.

Turismo:

A cidade ainda preserva características da colonização germânica. Belas paisagens cortadas por rios e cachoeiras de águas cristalinas. Lazer nos parques aquáticos e imperdível festa do Colono, com deliciosa gastronomia.
21ª Festa da Hortaliça - Rachadel - Antônio Carlos - SC - 2011

Cultura:

Festas:- no estilo alemão, com a finalidade de preservar as tradições culturais relacionadas ao folclore do municipio, tendo sido fundado em 1990, na localidade de Santa Maria, o Grupo Folclórico "Hunsrück Volks Tanze Grupe von Antônio Carlos" cujas apresentações se realizam em festas populares, dentro do município e em comunidades vizinhas.
Língua alemã - (o dialeto hunsrück) em uso ainda em família, no interior do municipio. O processo de aprendizagem passa de pai para filho, do filho mais velho ao filho mais novo. Na sociedade em geral, o costume foi abolido, por questões que se arrastam desde a época da segunda guerra mundial, com proibição de uso de língua extrangeira, sufocando desde então esta aprendizagem.


História:

O nome da cidade é uma homenagem ao político mineiro Antonio Carlos Ribeiro de Andrada que teve grande atuação na Revolução de 1930.
1830 - Os primeiros colonos se instalaram às margens do Rio do Louro. O povoamento de Louro, surgiu de um desdobramento da Colônia São Pedro de Alcântara. Louro era um distrito do município de Biguaçu. João Henrique Soechting, tenente reformado do 27º Batalhão de Caçadores, foi o primeiro povoador do município de Antonio Carlos, se fixando a 06.05.1830, no Alto Vale do Louro. Os colonos alemães e seus descendentes foram gradativamente se estabelecendo às margens do Rio Biguaçu e seus afluentes e constituem hoje cerca de 80% da população do município.

30 de abril de 1838 - foi autorizou a construção de uma capela em honra de São Pedro Apóstolo, na localidade hoje conhecida como Louro. Até então, em função dos limites geográficos do então Município de São Miguel, os habitantes do Alto Biguaçu, (como era conhecido), estavam sob a jurisdição da Paróquia de São Miguel.

Em 02 de maio de 1864 - foi criada "uma nova paróquia no Alto Biguaçu, com a denominação de São Pedro Apóstolo do Alto Rio Biguassú" (na localidade hoje conhecida como Louro ou Colônia do Louro). 

1902 - Foi criada a Escola Paroquial da Capela do Louro. Os vigários indicavam os professores, que posteriormente eram nomeados pelo bispo.
No início, os professores lecionavam em suas próprias casas, como o fez o professor Pedro Weber por muitos anos. Em torno de 1925 foi construída a primeira casa-escola na Capela do Louro.
As escolas paroquiais eram bilíngues. Johannes Weber (João) foi o primeiro professor na escola paroquial do Louro e depois, seu filho Pedro Weber (Peta).
Nessa época, "o professor acumulava os cargos de Capelão, regente da escola e catequista." - ( página 328 - livro "Alto Biguaçu" - Raulino Reitz)
" Os professores (Lehrer) das escolas Paroquiais eram pagos pela Associação de Santo Antonio. Trabalhavam de manhã em suas roças e a tarde lecionavam, também os alunos trabalhavam na roça até meio-dia. Os professores eram muto respeitados. Liam livros e Jornais e mantinham informada a comunidade sobre os acontecimentos no Brasil e no mundo. Alguns professores também dirigiam o culto aos domingos e presidiam os atos fúnebres. Eram verdadeiros mestres e educadores."
Fonte:- livro "Alto Biguaçu - Narrativa Cultural Tetrarracial" do Padre Raulino Reitz." - páginas: 85, 95, 328

Pelo decreto estadual nº 24, de 09.12.1930, o distrito de Louro passou a denominar-se Antônio Carlos.

Em 21.12.1963 - Antonio Carlos foi desmembrado do Município de Biguaçu.

Sobrenomes de Antonio Carlos - SC:

Alflein, Bachmann, Baumgarten, Berns, Besen, Bläsing, Clasen, Conradi, Conrat, Decker (ou Decher), Deschamps, Diedrich, Egerth, Feltes, Franzner, Freiberger, Gässer, Gelbke, Guesser, Gelsleichter, Goedert, Gorges, Haack, Hammes, Hillesheim , Hoffmann, Jochen, Junkes, Kammer, Kindermann, Klasen, Klein, Koch, Kherig, (Koerich), Kons, Krämer, Kremer, Kretzer, Kraus, Kreusch, Kreff, Kuhn, Mannrich, Mannes, Marthendal, May, Meyer, Medeiros, Meurer, Michels, Momm (Monn), Morsch, Müller, Nau, Neis, Neumann, Pauli, Peppler, Pering, Reitz, Petry, Pfeiffer, Philippi, Pitz, Platten, Prim, Rangel, Rassweiler, Rech, Reinert, Reitz, Richartz, Rios, Sabel, Schaeffer, Schappo, Scherer, Schmidt, Schmitt, Schmitz, Schneider, Schuh, Schütz, Schwartz, Sens, Simones, Steffens, Sardá, Scherer, Silveira, Soechting, Waldrich, Walter, Weber , Weingarten, Werner.

Fontes:-




Livro de Visitas

Glacy Weber Ruiz

E-mail:
weber.ruiz@gmail.com
glacy_wrc@hotmail.com


Familia Weber | Família Richartz | Família Hillesheim | Rancho Queimado - SC | Anitápolis - SC | Lista de Sobrenomes